Jogos são abertos em João Pessoa

Siga @radiopiranhas

A espera, finalmente, acabou, e a Paraíba volta a sediar, a partir de hoje, mais uma edição dos Jogos da Juventude. A competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá seu pontapé inicial com a cerimônia de abertura, programada para se iniciar às 18h, no Teatro Pedra do Reino, localizado na Rodovia PB-008, km 5, s/n—Pólo Turístico Cabo Branco. Um clima de suspense e curiosidade impera em torno da cerimônia. Conforme o COB, toda a delegação presente no primeiro bloco (badminton, judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo potência, ciclismo, ginástica rítmica e tênis de mesa) poderá participar. Além deles, cada estado selecionará quatro atletas (sendo dois homens e duas mulheres) para o desfile das bandeiras. Ainda haverá uma recepção e coquetel após a cerimônia, além do jantar.

Na manhã de hoje, já serão realizadas as primeiras disputas dos Jogos da Juventude, com as provas de ciclismo de potência máxima, às 9h no Masculino, às 9h30 no Feminino e às 10h com duplas mistas, nas Três Ruas, nos Bancários. Os representantes paraibanos nessa modalidade são Guilherme Silva, Luan Barros, Maria Nascimento e Monique Silva.

 Participantes 

Ao todo, 4.208 atletas (2.113 meninas e 2.095 meninos) na faixa etária de 15 a 17 anos, advindos de 26 estados e do Distrito Federal, vão competir na capital paraibana até o dia 28 de novembro. Acompanhando os estudantes-atletas das 18 modalidades olímpicas inclusas, haverá um total de 736 treinadores, o que significa 2.163 escolas representadas.

A Paraíba contará com uma delegação com 199 pessoas, que vêm de todo o estado, sendo 162 atletas, oito dirigentes e 29 técnicos. O grupo é chefiado por José Hugo, que também esteve à frente do time estadual nos Jogos Escolares,  em Recife. Para fazer um evento dessa magnitude, muitas pessoas estão envolvidas nos mais diversos setores. Para tanto, o Comitê Organizador conta com 176 integrantes, sendo 72 funcionários da própria entidade e outros 104 colaboradores externos. Além deles, 558 árbitros estarão presentes, os quais também vêm de outros estados e do DF.

 Programação de disputas

O cronograma de disputas é dividido em três blocos, cada um com um grupo diferente de modalidades: o primeiro vai até este sábado (16). Na segunda-feira seguinte (18), iniciam–se as competições no próximo bloco, que vai até o dia 22. O terceiro e último bloco compete entre os dias 24 e 28. Os resultados das disputas poderão ser acompanhados diretamente no site da competição, o jogosdajuventude.org.br. Na primeira parte, estão badminton, judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo potência, ciclismo, ginástica rítmica e tênis de mesa. O segundo bloco é composto por natação, wrestling, ginástica artística, águas abertas, triatlo, vôlei de praia e basquete. Atletismo, esgrima, voleibol e handebol integram o terceiro bloco.

Foram designadas 27 instalações esportivas diferentes, espalhadas por toda a capital paraibana, com um máximo de 10 delas com competições simultâneas. A Vila Olímpica e o Centro de Convenções têm o maior número de disputas. Acontecem, respectivamente, nos espaços: badminton, natação, basquete, atletismo e vôlei; e judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo, wrestling, ginástica artística, esgrima e handebol.

 Embaixadores da competição

Um time de embaixadores foi escalado para estar em João Pessoa junto aos competidores: Rebeca Andrade, Bia Souza, Caio Bonfim, Edival Pontes, Marcus D’Almeida e Lígia Silva demonstram o nível dos “reforços”. A missão dos esportistas em território pessoense será manter contato com estudantes-atletas, assistir às competições, entregar medalhas e participar de bate-papos e ações educativas.

 Medalhas

O maior alvo dos estudantes-atletas são os pódios, e, por conseguinte, as medalhas. Para esta edição, as condecorações contaram com uma atualização de design, a qual apresenta elementos da nova identidade visual que remete aos Jogos Olímpicos Paris 2024, Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. De acordo com o COB, foram confeccionadas e serão entregues 1.598 medalhas, sendo 499 de ouro, 499 de prata e 600 de bronze, todas distribuídas entre as 203 provas das 18 modalidades olímpicas individuais e coletivas. Além disso, 63 troféus de primeiros, segundos e terceiros lugares serão dados aos estados vencedores das modalidades coletivas e 90 medalhas comemorativas serão destinadas a homenageados, como autoridades, embaixadores e chefes de delegação.

Diretor do COB faz inspeção e elogia o Centro de Convenções

Na manhã de ontem, o diretor-geral dos Jogos da Juventude, Kenji Saito, fez uma inspeção no Centro de Convenções de João Pessoa. O local, que conta com ambientes de música e práticas lúdicas de esportes, como escalada, pebolim humano e tiro com arco, será o ponto de encontro dos atletas para trocas de experiências culturais. Além disso, lá ficará o refeitório onde as delegações farão as refeições do almoço e jantar. Conforme a organização, a alimentação será feita num espaço com capacidade para 800 pessoas simultaneamente. Lindolfo Pires, secretário de Esporte, Juventude e Lazer do Estado da Paraíba, acompanhou a visita.

“Em toda edição dos jogos, a gente tem a necessidade de um espaço robusto como esse do Centro de Convenções. A ideia é construir um ambiente integrativo. É um ambiente onde os atletas têm essa experiência única de estar convivendo com diferentes culturas. Boa parte dos atletas que estão aqui não tiveram a possibilidade de conhecer outros estados. Aqui eles têm a possibilidade de conviver um pouquinho com outras culturas”, disse Kenji Saito.

“Considerando que o nosso país é tão grande, com dimensões continentais, aqui o atleta do Nordeste tem contato com o pessoal do Sul, do Norte, do Centro-Oeste. Então, a gente consegue proporcionar esse tipo de experiência com esse centro de convivência. E, aqui, a gente está sendo super bem atendido pelo Governo do Estado, os meus agradecimentos especiais ao secretário Lindolfo e ao governador João Azevêdo, o qual não mediu esforços para poder proporcionar essa experiência única para nossos jovens atletas”, acrescentou o diretor dos Jogos.

 Embaixador

Netinho Marques, paraibano, medalhista olímpico de bronze no taekwondo, em Paris, será um dos embaixadores dos Jogos da Juventude 2024. Durante a inspeção do diretor Kenji Saito, o atleta se encontrava no Centro de Convenções e falou com o Jornal A União: “Quando me chamaram [para ser embaixador], falaram que iria ser na minha terra, fiquei muito feliz. Foi um convite logo depois da conquista da minha medalha. Foi satisfatório demais. […] Esses jogos abrem as portas para mais investimento em projetos e para novos atletas surgindo em João Pessoa. É o esporte cada vez mais forte na Paraíba. Então, acho que é muito importante”, afirmou o pessoense.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de novembro de 2024.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.