Zeekr o SUV X por R$ 272 mil, segundo modelo da chinesa para o mercado brasileiro


Com dois motores elétricos, tração integral e 428 cv de potência, Zeekr X quer brigar pelo mesmo espaço de Volvo EX30, BYD Yuan Plus. Zeekr X tem uma opção com motor dianteiro e outra com tração integral
divulgação/Zeekr
A Zeekr lançou nesta terça-feira (12) o seu primeiro SUV urbano totalmente elétrico, o X, por R$ 272 mil na versão de entrada e por R$ 298 mil para concorrer com os SUVs de marcas já consagradas, como Volvo, e a iniciante BYD.
O X chega neste fim de semestre para cumprir o que a marca chinesa prometeu para o mercado brasileiro: lançar dois novos carros a cada ano.
O utilitário esportivo compartilha a mesma plataforma SEA e a arquitetura de 800 Volts do Volvo EX30 (R$ 229.950 a R$ 299.950), o que permite recargas mais rápidas. Elétricos convencionais possuem arquitetura de até 400 Volts.
Zeekr X chega em duas versões: Premium e Flagship
Divulgação | Zeekr
Apesar de compartilharem a mesma tecnologia, os SUVs da Volvo e da Zeekr fazem questão de se diferenciarem em quase tudo (e veremos isso adiante).
Versões
O Zeekr X chega em duas configurações: Premium e Flagship. A primeira custa R$ 272 mil e a segunda sai por R$ 298 mil.
A diferença de preço pode ser justificada pela disparidade do conjunto mecânico entre as duas versões. A Premium vem apenas com motor elétrico na traseira e a potência é de 272 cv e o torque fica na casa dos 35 kgfm.
Já a Flagship conta com motor nos dois eixos que rende 428 cv de potência e 55,3 kgfm de torque.
Luzes de LED da dianteira lembram os “dente-de-sabre” da Peugeot
Divulgação | Zeekr
Design polêmico
O Zeekr X tem 4,43 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos.
Comparativamente, o Volvo EX30 tem 4,23 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,54 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Ou seja, o X é maior que o EX30 em todos os sentidos.
Quando se compara com o BYD Yuan Plus (R$ 235.800), que briga em uma fatia de preço ligeiramente abaixo, o X é 2 cm menor, 4 cm mais estreito, 7 cm mais baixo e tem entre-eixos 2 cm maior.
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Ainda mais abaixo está o Neta X, que ainda não é vendido no Brasil, mas já confirmou presença em nosso mercado até o fim de 2024. Esse outro “X” terá preço inicial abaixo dos R$ 200 mil, mas a versão mais próxima dos carros citados é a 500 Luxury.
Contudo, o X da Neta tem conjunto motriz bem menos atraente que o “X” da Zeekr (confira a ficha técnica abaixo). No tamanho, porém, ele condiz com um SUV médio, afinal são 4,62 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O bagageiro é de 508 litros.
O bagageiro do X é de 362 litros, sendo 50 litros maior que o do Yuan Plus e 44 litros maior que o do EX30.
Confira o Zeekr X por dentro
O que mais chama a atenção no veículo, entretanto, é o seu conjunto óptico que lembra os dentes de sabre adotados pela Peugeot. Na traseira, a marca aposta em minimalismo, com lanternas de LED com traços retos e uma barra que une as duas extremidades do carro com o logo Zeekr iluminado no centro.
A lateral ostenta rodas de 20 polegadas e uma linha de cintura mais alta, com uma subida acentuada nas janelas traseiras. O carro possui botões para abrir as portas, assim como os modelos da Tesla.
Motorização
Conforme falamos, o X chega com duas opções de motorização que, colocando na ponta do lápis, apresentam diferença de 156 cv. E, assim como o Volvo EX30, o X também vem com conjunto de baterias diferente para que a versão topo de linha pudesse ter uma autonomia minimamente similar àquela com menos potência.

Mais potência se traduz em mais consumo de energia, o que reduziria drasticamente a autonomia do X Flagship. Portanto, a marca optou por adotar um conjunto elétrico de 66 kWh para a configuração mais cara, enquanto a Premium tem 51 kWh.
Assim, a autonomia da Premium é de 332 quilômetros, enquanto a Flagship possui 304 km (já medidas pelo Inmetro). Esse conjunto motriz estará presente no EX30 que chega em 2025.
O kit mais potente faz o X acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingir 180 km/h de velocidade máxima.
Como o Volvo EX30 só tem opções de 272 cv, a aceleração do X é muito superior aos 5,3 segundos atingidos pelo carro sueco. O Yuan Plus, contudo, fica bastante atrás na prova de 0 a 100 km/h: o BYD demora 7,3 segundos.
Interior luxuoso
Por compartilharem a mesma plataforma, é normal encontrar algumas semelhanças entre o EX30 e o X, como a falta de botões e o volante. Um minimalismo comum nos mais recentes carros elétricos, mas que pode incomodar consumidores tradicionalistas, que preferem ter tudo à mão e de forma intuitiva.
Exemplo: para ligar o ar-condicionado, é preciso seguir alguns passos na tela multimídia de 14,6 polegadas. Até para regular os retrovisores externos é preciso ativar a função através do display central.
Assim como os Tesla, o Zeekr X não possui botões no painel central
Divulgação | Zeekr
Mas o X possui telas melhores. O painel de instrumentos de 8,8 polegadas é bem melhor que o do EX30, com mais informações. E o X conta ainda com o head-up display, uma tela voltada para o para-brisa que ajuda o motorista a enxergar os principais dados do carro no vidro, sem a necessidade de tirar o olho da pista.
O acabamento é outro ponto positivo do X, que traz mais couro sintético e materiais emborrachados nas portas e parte inferior do painel. O EX30 aposta em tecido.
O banco tem formato esportivo e ajustes elétricos. O desenho do assento é bonito e a posição de pilotagem é bastante confortável.
Segundo a marca, a proporção de vendas do X deve ficar dividida entre 70% para a versão topo de linha Flagship e 30% para a Premium. De acordo com o diretor de vendas e desenvolvimento de rede da Zeekr para a América do Sul, Diego Borghi, esses números se baseiam na experiência que a marca já tem no Uruguai, país que recebeu os produtos da marca chinesa antes do Brasil.
“Lá no Uruguai, as vendas do X se concentram em 60% para a configuração Flagship e 40% para a Premium. No Brasil também deve acontecer o mesmo para o restante do portfólio, onde vendemos 90% de X e 10% de 001, o sedã esportivo”, disse Borghi.
E o executivo continua: “o X só não vai vender mais que o EX30 porque nós temos apenas nove concessionárias e a Volvo tem 48. Mas se eu colocasse o X na concessionária da Volvo, venderia mais que o carro de entrada deles”, afirmou Borghi com exclusividade para o g1.
De acordo com o diretor de vendas, a meta é vender até 100 unidades do X por mês, quando a marca já estiver consolidada. Existem concessionárias da Zeekr nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e na capital federal.
O X vem com oito anos de garantia para a bateria e com cinco para o veículo.
Quem é a Zeekr?
A Zeekr é uma empresa chinesa, fundada em 2021 pelo grupo Geely. O objetivo de sua criação é de competir com marcas já bem estabelecidas no mercado internacional de veículos elétricos, como a americana Tesla.
Segundo executivos da marca, Zeekr tem o seguinte significado:
ZE: zero ou ponto de partida;
E: eletrificação;
KR: Krypto, que é um elemento da tabela periódica que, ao entrar em contato com a eletricidade, gera luz.
Os primeiros veículos foram lançados em 2021 e neste mesmo ano a Zeekr auxiliou o desenvolvimento do sistema de táxi autônomo utilizado pela Waymo, para o serviço Waymo One que funciona em algumas cidades dos Estados Unidos.
Ainda em tecnologia, os carros da Zeekr utilizam processador Qualcomm Snapdragon 8155. A companhia responsável pelo componente é a mesma que cria processadores para vários smartphones Android vendidos no Brasil.
A Zeekr já vendeu 340 mil carros globalmente, em um leque de sete modelos desenvolvidos. A companhia está presente em mais de 35 países como Israel, Alemanha, Austrália, Suécia, México, Colômbia, Uruguai e Costa Rica.
No Brasil, a Zeekr já tem algumas concessionárias prontas para iniciar as vendas. Elas estão espalhadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e no Distrito Federal.
A marca prometeu oito anos de garantia para a bateria dos carros vendidos no Brasil, cinco anos de garantia para o veículo e atendimento para motoristas que podem ficar sem carga. Até o fim de 2024, a Zeekr já vendeu mais de 340 mil veículos globalmente.
*com reportagem de André Fogaça
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