SC vai decretar situação de emergência por conta da dengue, confirma secretária da Saúde

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, adiantou em entrevista exclusiva ao SCC SBT que Santa Catarina vai decretar situação de emergência devido ao aumento no número de casos de dengue. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (22).

O Governo do Estado divulgou que já foram registrados mais de 13 mil casos prováveis da doença e oito mortes confirmadas. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina indica que a curva de casos prováveis continua em alta.

“A sim, ele deve ser publicado já nesta quinta-feira, ele já está construído, está indo para o Diário Oficial. Devemos estar na região mais complexa, no primeiro momento, que é exatamente a região de Joinville.”
Secretária Carmen Zanotto

O colunista Roberto Azevedo confirmou com a secretária que Santa Catarina já registrou 3 mil casos da doença em 2024. O município de Joinville, por exemplo, já decretou situação de emergência, após a Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica (UDVE) da Gerência Regional de Saúde de Joinville (SERSA/JOI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) considerar que a cidade está enfrentando uma epidemia de dengue.

Segundo a secretária, até mesmo nas cidades com temperaturas mais frias, o cuidado deve ser redobrado, devido à adaptação que o mosquito está passando ao resistir ao clima frio. “O cuidado é fundamental para o conjunto dos municípios, inclusive os das regiões mais frias, como é o caso da região serrana. O mosquito está se adaptando”, destaca. (SCC10)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.