Procon Estadual notifica Samae de Blumenau por falta de água na cidade; autarquia tem 48h para solucionar problema; entenda

Após uma série de denúncias por conta da falta de água na cidade, o Procon Estadual notificou o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau nesta terça-feira (19). Conforme a notificação, o Samae tem prazo de 48 horas para solucionar a falta de água nos bairros afetados e, caso não consiga, precisará disponibilizar caminhões pipas para a população desabastecida.

Além disso, o Órgão de Defesa do Consumidor determinou também dez dias para que o Samae apresente o faturamento bruto da empresa referente aos últimos 12 meses e o abatimento na fatura do consumidor dos períodos em que o serviço foi interrompido. O descumprimento vai acarretar uma multa diária de R$ 50 mil.

O diretor do Procon Estadual, Roberto Salum, salientou ainda que se o Samae não atender a notificação, ficará sujeita as sanções que caracterizam como crime de desobediência sem prejuízo de outras implicações civis e penais. “Já não bastasse o castigo da falta de água, no mínimo deveriam ser solidários e repor o serviço com caminhões pipa ou outros recursos mínimos aceitáveis”, disse Salum.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O que diz o Samae

O Samae confirmou a notificação e garantiu que vai prestar todos os esclarecimentos e atender todos os prazos estipulados pelo Procon de Santa Catarina. Confira a nota da autarquia na íntegra:

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informa que foi notificado pelo Procon do Estado de Santa Catarina (Procon-SC) na tarde desta terça-feira, dia 19, por conta dos casos de intermitência no abastecimento de água registrados na cidade recentemente. O Samae prestará todos os esclarecimentos apontados pelo órgão de defesa do consumidor, atendendo aos prazos estabelecidos na notificação.

A autarquia ratifica o compromisso em atender a comunidade blumenauense com o melhor serviço possível. Para isso, tem atuado com operações especiais que envolvem o uso de caminhões-pipa e equipes extras de trabalho aos finais de semana, quando o consumo de água é maior e exige mais do sistema de tratamento e distribuição de água na cidade.

Além disso, o Samae tem planos de melhorias e expansão da rede de água em curto, médio e longo prazo, sobretudo para a região Norte de Blumenau, que tem sofrido maiores impactos. Essas ações estão andamento, seguem os trâmites exigidos pela gestão pública e, em breve, serão devidamente divulgadas pela autarquia”.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Identificado ciclista que morreu após colisão com carro em Rio do Sul

Tribunal Regional do Trabalho vai intimar Município para fazer parte da ação sobre transporte coletivo de Blumenau

Boi é resgatado com diversos ferimentos em SC; suspeita é que ele era usado para Farra do Boi

O post Procon Estadual notifica Samae de Blumenau por falta de água na cidade; autarquia tem 48h para solucionar problema; entenda apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.