Draga é interditada após fiscalização flagrar mergulhador usando cano de ar comprimido como respirador, no Piauí


Equipes de fiscalização do Ministério do Trabalho (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) flagraram cinco dragas em situação irregular, expondo trabalhadores a risco, nas cidade de Luzilândia e Joca Marques. Draga é interditada após fiscalização flagrar mergulhador usando cano de ar comprimido na boca, no Piauí
Ministério do Trabalho e Emprego/ Ministério Público do Trabalho do Piauí
Cinco dragas instaladas no Rio Parnaíba foram interditadas por equipes de fiscalização do Ministério do Trabalho (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), nas cidades de Luzilândia e Joca Marques. Os flagrantes aconteceram nos dias 8 a 10 de outubro.
Segundo o auditor fiscal Robson Waldeck, do Ministério do Trabalho, os trabalhadores estavam sendo expostos ao risco de sofrer diversos acidentes. Eles não tinham nenhum equipamento de Proteção Individual (EPI) e nem passaram por treinamentos para exercerem suas funções nas dragas.
Um desses trabalhadores era um mergulhador, que mergulhava respirando por um cano comum, por onde era bombeado ar comprimido. O homem mergulhava sem equipamentos, usando roupas comuns, com o cano de borracha preso entre os dentes.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A mangueira de ar comprimido ficava conectada a um compressor ativado pelo motor da draga, responsável pela sucção para extração de areia. Assim, o sistema gerava o risco de os mergulhadores aspirarem gases da descarga do motor.
Os demais trabalhadores também corriam riscos. Eles não tinham coletes salva-vidas em número suficiente. Além disso, os motores das dragas estavam abertos, com eixos de rotação expostos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Draga é interditada após fiscalização flagrar mergulhador usando cano de ar comprimido na boca, no Piauí
Ministério do Trabalho e Emprego/ Ministério Público do Trabalho do Piauí
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.