Eleições 2024: Jovens de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa que completam 18 anos entre 1º e 2º turno terão voto obrigatório neste domingo (27)


Para votar é preciso ter realizado o cadastro eleitoral; entenda. Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
Jovens de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa que completarem 18 anos entre 1º e 2º turno terão voto obrigatório neste domingo (27). Entenda mais a seguir.
Sendo assim, eleitores do estado que completarem maioridade de 6 a 27 de outubro devem comparecer às urnas desde que já tenham cadastro eleitoral e votem em algum dos municípios em que a prefeitura será decidida no 2º turno: Curitiba, Londrina ou Ponta Grossa.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Quem se enquadra neste perfil e não realizou o cadastro eleitoral até 8 de maio deste ano, não conseguiu votar de forma facultativa no 1º turno e também não poderá votar no 2º turno do pleito.
Neste caso, o jovem de 18 anos ficará isento de multa eleitoral se não comparecer ao 2º turno, uma vez que não há registro do título na Justiça Eleitoral.
No entanto, o alistamento é uma obrigação a partir dos 18 anos e deve ser feito até os 19 anos. A pessoa que não cumprir essa regra fica sujeita ao pagamento de multa e impedida de realizar alguns atos oficiais, como:
Inscrever-se em concursos públicos;
Receber remuneração de cargos públicos;
Participar de licitações públicas;
Obter passaporte e carteira de identidade;
Renovar matrícula em instituições de ensino oficial.
LEIA TAMBÉM:
Jogo Eleitoral: ferramenta ajuda eleitor a entender o que pensam candidatos que disputam 2° turno no Paraná
Tragédia: Oito integrantes de time de remo e motorista morrem após carreta tombar sobre van no Paraná
No Paraná: Quem são as nove vítimas de acidente com van que transportava time de remo do RS
Como solicitar o título de eleitor?
A solicitação do título de eleitor é gratuita e pode ser feita pelo portal do TSE, no Autoatendimento Eleitoral a partir de 6 de novembro deste ano. A inscrição eleitoral também pode ser feita presencialmente, no cartório eleitoral mais próximo de você. Consulte as unidades de atendimento.
Os documentos necessários para fazer o primeiro título de eleitor são:
Documento oficial de identidade com foto;
Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
Comprovante de quitação do serviço militar, sendo o requerente do sexo masculino (homens entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.