Turistas gastaram em média R$6.305 em SC durante o verão, aponta pesquisa

O gasto médio dos turistas em Santa Catarina atingiu R$6.305 na temporada de verão, conforme aponta pesquisa da Fecomércio do estado. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa nesta terça-feira (19).

Segundo a pesquisa, o valor inclui as despesas com hospedagem. Em média, cada grupo de turistas gastou R$3.976 com hospedagem, seguido pelos gastos com alimentação e bebidas, média de R$1.965.

No quesito lazer, os gastos médios foram de R$968, com 57% dos turistas fazendo esse tipo de despesa. Já as compras no comércio registraram uma média de R$552, com a participação de 68% dos turistas. Quanto aos gastos com transporte, a média foi de R$829.

De acordo com a entidade, nesta temporada, foi notável o valor relatado pelos turistas em relação a pacotes turísticos, com uma média de R$5.104, fato relacionado ao aumento de grupos de turistas que vieram em excursões.

Outro grande destaque da pesquisa foi que se observa uma redução na presença de turistas de 18 a 30 anos, enquanto a faixa de 31 a 60 não para de subir. Por outro lado, há uma tendência de aumento nos grupos de casais sem filhos, com uma sutil redução na proporção de famílias, indicando estabilização na faixa dos 50%.

Outro importante ponto foi o aumento no número de turistas em excursões, que chegou a 4,7% em 2024, impactando no tamanho médio dos grupos, passando de 4 para 5,5 pessoas.

As faixas de renda média familiar entre 5 e 15 salários mínimos apresentam um crescimento notável na participação de turistas. Os gastos dos turistas mostram uma tendência de crescimento, especialmente nas últimas três temporadas.

Verão em Santa Catarina

Os dados apontam que a maioria dos visitantes, representando 82,7%, foram brasileiros, com uma concentração particularmente alta de residentes dos estados da região sul.

Uma tendência interessante foi observada entre os turistas estrangeiros. Os argentinos mantiveram a maior fatia, correspondendo a 11,3% do total, embora tenham registrado uma queda em comparação com a temporada anterior.

Além disso, houve um aumento significativo na presença de chilenos, que representaram 1,7% do total, em comparação com apenas 0,2% na temporada anterior.

Os destinos mais populares entre os turistas estrangeiros foram Florianópolis e Balneário Camboriú. Em Florianópolis, destacaram-se visitantes do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, enquanto em Balneário Camboriú, os turistas vieram principalmente do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Para os turistas nacionais, São Francisco do Sul e Laguna foram os destinos preferidos, com uma participação de 98,7% e 95,8%, respectivamente. São Francisco do Sul atraiu principalmente turistas de Santa Catarina e Paraná, enquanto Laguna recebeu uma grande proporção de turistas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Esses dados destacam a diversidade de visitantes que o litoral catarinense atrai durante a temporada de verão, mostrando a importância econômica e cultural dessas regiões costeiras para o estado de Santa Catarina.

Permanência em Santa Catarina

Ainda de acordo com o estudo, nesta temporada, o tempo médio de permanência dos turistas no litoral foi de 10,6 dias, mantendo-se semelhante aos últimos dois anos, porém inferior à média histórica de 11,7 dias.

Essa tendência também reforça o aumento na qualidade dos gastos dos turistas, uma vez que não estão aumentando os gastos simplesmente por prolongarem o tempo de permanência.

Trabalho

O levantamento revelou que, no verão de 2024, 29,1% dos estabelecimentos contrataram colaboradores extras, em comparação com 20,5% na temporada anterior.

Isso representa um aumento de 8,7 pontos percentuais na proporção de empresas que realizaram contratações para atender à demanda sazonal, com uma média de 4,6 colaboradores contratados por estabelecimento.

Os setores que mais contrataram foram os mercados e supermercados, com 46,9% das empresas realizando, em média, 10,3 contratações, e bares e restaurantes, com 42,7% das empresas realizando, em média, 4,1 contratações.

Para a temporada de 2023, esses dois setores adotaram uma postura mais cautelosa: mercados e supermercados contrataram, em média, 5,3 colaboradores, enquanto bares e restaurantes contrataram, em média, 2,8 colaboradores.

Segundo a avaliação dos empresários, o percentual de variação do faturamento das empresas em relação à temporada de verão do ano anterior foi de 7,6%. Já a percepção da variação no faturamento em relação aos meses de baixa temporada foi de 18,6%.

As variações mais expressivas em comparação aos meses de baixa temporada foram identificadas nos setores de bares e restaurantes (23,9%) e supermercados (23%), enquanto as variações menores foram observadas em livrarias e revistarias (10,5%) e farmácias (13,7%).

Em relação ao ano anterior, o setor de bares e restaurantes registrou uma percepção de que o faturamento foi 0,7% inferior.

Por destino turístico, as variações de faturamento em relação ao ano anterior foram as seguintes: São Francisco do Sul (16,3%), Balneário Camboriú (11,7%), Florianópolis (7,0%), Imbituba (-1,4%) e Laguna (2,7%).

Já em relação aos meses de baixa temporada, as variações foram: São Francisco do Sul (20,8%), Balneário Camboriú (21,4%), Florianópolis (17,2%), Imbituba (18,7%) e Laguna (14,6%).

Contratação no setor hoteleiro

O setor de hotelaria, que engloba hotéis, pousadas e hospedarias voltadas para o atendimento aos turistas, foi analisado separadamente devido às suas características únicas e à sua importância na avaliação da temporada.

Para a pesquisa, foram entrevistados 69 estabelecimentos de hospedagem nos municípios abrangidos pela pesquisa. No geral, a maioria dos estabelecimentos hoteleiros realizou contratações para lidar com o auge da temporada.

Em 2024, o percentual de empresas do setor que fizeram esse tipo de contratação foi de 31,9%, ligeiramente abaixo do ano anterior (38,4%).

Quanto ao número de contratações, em média, cada estabelecimento contratou 9 trabalhadores para a temporada de verão de 2024, indicando as boas perspectivas do setor.

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