Curitibanos: Judiciário repassa verba para musicoterapia com jovens e adultos autistas

A Vara Criminal da comarca de Curitibanos repassou mais de R$ 131 mil a quatro projetos sociais de relevância para a sociedade. Esses valores serão utilizados no desenvolvimento de atividades com pessoas autistas, na compra e melhoria de equipamentos de segurança e saúde e na castração de animais. Os recursos são oriundos de prestação pecuniária, transação penal, suspensão condicional do processo e de acordo de não persecução penal.

A entrega simbólica aos beneficiados ocorreu nesta semana (18), com transferência feita por alvará judicial, como é determinado em resolução. Ao todo, 13 iniciativas foram inscritas no edital de chamamento de entidades públicas e privadas com finalidade social. Após manifestação favorável da comissão especial e do representante do Ministério Público, o juiz Edison Alvanir dos Anjos de Oliveira Júnior autorizou a liberação dos recursos para quatro delas desenvolverem suas propostas.

A Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) desenvolverá a musicalidade comunicativa no autismo, um serviço terapêutico que chegará a 70 crianças, adolescentes e adultos com diagnóstico de transtorno do espectro autista residentes em Curitibanos.

Presidente da associação, Tolentino José Pinheiro Neto diz estar grato à comarca. “Receber esse recurso é de suma importância, porque vai permitir que a gente possa promover a terapia de musicoterapia de forma mais eficaz. A ideia é proporcionar uma experiência sensorial mais enriquecedora para facilitar o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional dos nossos pacientes. Então, só temos a agradecer imensamente pelo apoio e confiança em nosso projeto”.

Outra beneficiada é a Aliança Educacional Humanitária Pelo Bem-Estar e Direito dos Animais (AEDA). Com o projeto “Cãoscientiza Curitibanos”, a entidade fará a castração de 100 gatas e cadelas de tutores que residem em comunidades com vulnerabilidade social. Com o recurso recebido, a Casa de Recuperação Água da Vida (CRAVI) comprará equipamentos para melhoria da academia e câmeras de vigilância. Na área da segurança, a Associação Filantrópica Apoiadores do 33º Batalhão fará a aquisição de 60 lanternas e outros equipamentos táticos para o efetivo do batalhão. (Taina Borges – NCI/TJSC)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.