Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos se torna patrimônio imaterial da Bahia


Celebração é realizada desde o período colonial, com registros a partir de 1820. A festa incorpora vários elementos de tradições africanas, como música, dança e rituais. Festa de Nossa Senhora do Rosário, no Pelourinho
TV Bahia
A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi declarada patrimônio imaterial da Bahia neste sábado (19), em decisão publicada no Diário Oficial do Estado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
De grande relevância para comunidade afro-brasileira, a celebração é realizada desde o período colonial, com registros a partir de 1820, e tem forte relação com a Irmandade do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. O templo azul que se destaca no Centro Histórico da capital baiana foi fundado no século 18 por negros escravizados.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Dalton Soares/TV Bahia
A festa incorpora vários elementos de tradições africanas, como música, dança e rituais, e é marcada por missa cantada, sermão e procissão matinal que percorre o Centro Histórico até a sede da igreja no Largo do Pelourinho.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Salvador
Egi Santana/G1 BA
A festa agora fica registrada no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações da Bahia. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) foi designado como órgão responsável pela salvaguarda da tradição.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.