Casas da Rota Enxaimel colecionam histórias de séculos passados em Pomerode

A Rota Enxaimel, localizada em Pomerode, no Vale do Itajaí, é conhecida pela tradição alemã, cultura e representa um contexto histórico marcante da cidade. Ao todo, são 52 casas enxaimel em pouco mais de 16 km de percurso.

Rota Enxaimel conta com várias casas tombadas

Rota é uma das opções do que fazer em Pomerode – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Mas afinal, você sabe o que é uma caixa enxaimel?

Segundo a Rota, esse tipo de construção é uma técnica construtiva que se desenvolveu em muitos locais do mundo, de forma independente.

Ela tem origem na Europa Central, cerca de 5 mil antes da era cristã, e foi muito popular entre a Idade Média e meados do século XIX.

Consiste em peças de madeira unidas por encaixes, sem pregos ou parafusos, formando uma estrutura em treliça. Os vãos entre as madeiras são preenchidos por tijolos, taipa ou outros materiais.

Casas da Rota enxaimel mais antiga de Pomerode

Casa Felipe Wachholz, 1870

A residência mais antiga foi construída aproximadamente em 1870. Conhecida como a Casa de Felipe Wacholz tem tombamento federal por sua importância para a cidade de Pomerode e para o contexto da imigração alemã em Santa Catarina.

Ela ainda tem particularidades nos detalhes das esquadrias das janelas e na disposição dos ranchos. Atualmente, é uma residência, está em perfeito estado de conservação e não aberta à visitação.

Casa Lemke, 1875 Construída em 1875, pertenceu a Lindorf Lemke. Possui Tombamento Federal. O rancho contíguo abriga o restaurante Rancho Lemke. Atualmente, a casa está vazia, mas a família preserva móveis do início do século XIX.

Casa Felipe Wachholz

Casa Felipe Wachholz é a mais antiga de Pomerode – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Propriedade de Martin Rahn, 1889

Construída em 1889, possui tombamento municipal. É uma residência, não aberta à visitação. Passou por restauração recentemente e o proprietário deve usar a casa para fins turísticos.

Propriedade de Martin Rahn

Construída em 1889, possui tombamento municipal – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Propriedade de Ralf Hoeft, 1889

Construída em 1889, possui tombamento municipal. Foi recuperada em 1999. É uma residência, não aberta à visitação.

Propriedade de Ralf Hoeft, 1889 

Propriedade de Ralf Hoeft – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Casa de Taipa, 1889

A casa de Taipa também é conhecida como Casa de Helmut Lümke. Ela possui tombamento estadual e é a única casa em Pomerode com fechamentos feitos em taipa.

Foi construída pelo imigrante alemão Karl Köhn, que chegou ao Brasil em 1897, e tinha originalmente telhado com telhas de madeira (Schindel), substituídas em 1930 por telhas rabo-de-castor. Segundo relatos, a Casa de Taipa foi erguida no ano de 1898.

Casa de Taipa, 1889 

Casa de Taipa em Pomerode – Foto:Divulgação/Reprodução/ND

Propriedade de Ovídio Siewert, 1890

Construída pela família Siewert por volta do ano de 1890. A casa sofreu alterações na década de 1950, como a colocação de varanda frontal e guarda-corpo que ocupam toda a fachada do volume original.

Outra intervenção recente, posterior a 2006, é o anexo lateral, construído em alvenaria. Tem tombamento estadual e atualmente é moradia de descendentes da família Siewert. Não aberta à visitação.

Propriedade de Adolar Wachholz, 1892 Construída em 1892, tem tombamento municipal. É uma residência da família Waccholz e não está aberta à visitação.

Propriedade de Ovídio Siewert, 1890 

Propriedade de Ovídio Siewert – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Casa Strutz, 1895

Foi construída em 1895 e atualmente é uma loja de produtos artesanais da Rota do Enxaimel. Oficialmente chamada Casa Hermann Jandre, que foi seu primeiro morador, é atualmente conhecida como Casa Strutz, devido a Armando Strutz, neto do primeiro morador.

Originalmente ficava do outro lado da rua, mas foi desmontada e remontada na década de 1930 – uma particularidade das casas em enxaimel que, por terem a estrutura de madeira encaixada, permitem a desmontagem e remontagem em outro local. Possui tombamento estadual.

Casa Strutz, 1895 

Casa Strutz – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.