A alternativa que tira a Arteris da jogada e pode dar vida a um túnel no Morro dos Cavalos

A Fiesc sugeriu à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para que analise a possibilidade de incorporar a obra do Morro dos Cavalos, em Palhoça, à concessionária CCR Costeira, que responde pelo trecho Sul da BR-101.

FIESC apresenta proposta para resolver principais gargalos das BRs 101 Norte e 116 em SC; entidade é engajada a encontrar alternativas aos problemas de mobilidade do Estado – Foto: José Somensi Fotografia/ND

O trecho, atualmente, é administrado pela Arteris Litoral Sul, mas devido à necessidade de mais investimento e o menor tempo de contrato em vigor, em relação à CCR, esse “repasse” tende a ser pertinente.

Quem também endossa essa ideia é o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ao também entender que a concessionária do Sul do Estado, por ter mais tempo para “recuperar” o eventual investimento, poderia ser uma grande alternativa diante das prioridades e emergências do trecho Norte da rodovia.

Uma conversa que altera a lógica do ditado que, em vez de “uma luz no fim do túnel”, poderia ser adaptado para “uma luz em prol do túnel”.

A CCR informou que não foi consultada pela ANTT sobre o tema, mas que aguarda “as próximas semanas”.

Mais possibilidades

Informação colhida pela repórter do Grupo ND, em Brasília (DF), Danila Bernardes, revela que há uma possibilidade encabeçada pelo deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), que sugere a Arteris Litoral Sul, nesse caso, a estudar a viabilidade de um traçado que contorne o Morro dos Cavalos.

No entendimento do parlamentar, nesse caso, seria uma alternativa mais viável financeiramente e menos demorada. A construção de um túnel, além de um custo aproximado de R$ 500 milhões, levaria, pelo menos, 5 anos para ficar pronto.

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