Câmara de Vereadores de Capinzal homenageia o HAECON-DO pelos 31 anos

Câmara de Vereadores de Capinzal homenageia o HAECON-DO pelos 31 anos

Na noite de segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores de Capinzal prestou homenagem ao HAECON-DO, que completou 31 anos em 07 de fevereiro. A moção de aplauso foi proposta pelo vereador Tiago de Oliveira Luz e apoiada pelos demais parlamentares.

“Destaco a importância desta homenagem à arte marcial capinzalense. Agradeço ao mestre Rudemar Dickel, criador da modalidade há 31 anos. Iniciativas como esta merecem nosso reconhecimento”, ressaltou Tiago, parabenizando os mais de 100 alunos de Capinzal e de outras cidades que praticam a modalidade.

O mestre Rudemar Dickel expressou sua gratidão pelo reconhecimento da Câmara e afirmou que, desde a criação da modalidade, tem levado a bandeira do município. Ele se mostrou honrado pela homenagem e mencionou que isso o incentiva a continuar dedicado à modalidade.

“É motivo de orgulho e felicidade. Após essa homenagem, ficamos mais entusiasmados, aumentando as expectativas sobre nosso trabalho”, destacou Dickel.

A arte marcial, focada na harmonia e equilíbrio do corpo e mente, formou centenas de atletas e expandiu sua presença para cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

As aulas ocorrem nas segundas e quartas, no Loteamento Nova Capinzal, e no Ginásio Dileto Bertaiolli, com sessões adicionais. O HAE-BOX acontece, incluindo uma sessão para mulheres aos sábados. As aulas são gratuitas e voltadas para alunos a partir dos 6 anos.

Dickel ministra aulas em Ouro e conta com alunos na cidade gaúcha de Paim Filho. Confirmou quatro competições para este ano, incluindo uma em Capinzal, a primeira está agendada para 09 e 10 de março na cidade de Santa Helena (PR), com uma delegação de 15 atletas, divididos entre HAE-BOXE e HAECON-DO.

História

Rudemar deixou Concórdia, sua cidade natal, em 1989, passando a residir em Capinzal e dedicando-se à modalidade de Fhaiconte. A academia funcionava em uma sala localizada nos fundos do Terminal Rodoviário.

Em 1993, em uma reunião na academia, os 46 atletas optaram por desvincular-se do Fhaiconte e aderir ao HAECON-DO. A modalidade preza pela autodefesa e pela prática saudável de exercícios para o corpo e mente. Possui seis níveis de graduação: faixa branca, faixa azul, faixa verde, faixa vermelha, faixa marrom e a última, a faixa preta.

As normativas que regem a arte marcial genuinamente capinzalense estão detalhadas no livro “HAECON-DO – Meu Esporte, Minha Vida”, lançado pelo Mestre Dickel no Centro Social São Francisco de Assis em 2011.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.